09 fev Estado divulga o WTTC em Dubai
Comitiva catarinense iniciou, no sábado, viagem para os Emirados Árabes, que recebeu a última edição
A realização da reunião anual do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) em Florianópolis, entre os dias 14 e 16 de maio, começa a ganhar forma a partir deste domingo. É que o protocolo da entidade estabelece uma política de reciprocidade, na qual o último anfitrião recebe os representantes da próxima cidade sede.
O governador Luiz Henrique (PMDB) iniciou, no sábado, viagem para Dubai, nos Emirados Árabes, que recebeu a última edição do Global Travel & Tourism Summit.
O evento, em abril de 2008, teve como patrono o xeque de Dubai, Mohammed Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro do Emirados Árabes Unidos e superou todas as expectativas.
Mais de 1,3 mil participantes, entre chefes de governo, representantes de grandes redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras de cartões de crédito e companhias de viagem estiveram no encontro da maior instituição do turismo de todo o mundo. O evento teve um espaço na imprensa mundial equivalente a US$ 1,9 milhão.
Cidade receberá grandes investidores
É este ambiente que Santa Catarina quer atrair em maio. Estar em Dubai e ter pela primeira vez na América Latina a reunião do WTTC são motivos que empolgam o setor de turismo em Santa Catarina.
– Trata-se de uma oportunidade única para os catarinenses. Estaremos com os grandes investidores do turismo mundial – ressalta o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.
Ele lembra ainda que estarão em Florianópolis as pessoas que definem a política do turismo mundial e para onde vão os investimentos. A coordenadora do curso de turismo e hotelaria da Univali, Silvia Regina Cabral, acredita que a reunião, em Florianópolis, do Conselho Mundial de Viagem e Turismo, abre as portas de Santa Catarina para o mundo e ajuda a combater a sazonalidade no setor.
– É a promoção de Santa Catarina, a concretização desse destino nos principais polos emissores – diz a professora ao lembrar também que temos condições e produtos para turismo o ano inteiro.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrael/SC), Ezio Librizzi, acredita que o encontro do WTTC pode mudar para melhor o perfil do nosso turista.
– A longo prazo, espero que se crie uma imagem como local de qualidade. Eu espero que Santa Catarina receba mais turistas de qualidade – salienta o empresário, que acredita no WTTC em Santa Catarina como uma possibilidade de atração de grandes investimentos, como as bandeiras dos principais hotéis do mundo.
Librizzi espera que o resultado do encontro em Florianópolis seja a consagração turística.
– Como aconteceu com Dubai.
Dubai, estrategicamente, investiu forte no turismo, infraestrutura e opções de lazer para não depender apenas da venda de petróleo. Hoje o turismo representa 33 % da economia do Emirado e o petróleo 5,1%.
(Renato Igor, DC, 08/02/2009)