19 fev Carnaval, turismo e trânsito
Artigo escrito por Leonel Pavan – Vice-governador do Estado (DC, 19/02/2009)
Tamborins afinados, está começando a maior festa popular do Brasil. O Carnaval é uma festa para todos, talvez a mais democrática do mundo, porque tem a virtude de promover a convivência nos mesmos espaços de pessoas de classes sociais, credos e ideologias diferentes e com um lema único: a alegria. Atualmente, o Carnaval não é mais uma festa regionalizada, e de diferentes modos está presente por todo o território nacional, sendo normal o turista, nessa época do ano, escolher o destino que mais lhe atrai em função de vários atributos locais.
Santa Catarina, pela segunda vez consecutiva, recebeu o prêmio de melhor destino turístico nacional e com isso abriga muito mais visitantes a cada Carnaval. Além dos tradicionais carnavais de rua, como os de Florianópolis, Laguna e Joaçaba, inúmeros bailes e festas acontecem por todo o Estado, tudo isso em um clima de cordialidade, respeito e segurança.
Para completar esse clima de alegria e felicidade só falta uma coisa: brindar os que nos visitam com nosso espírito de harmonia, fazendo do trânsito um exercício de cidadania. E isso é fácil, basta respeitar a lei. Dessa forma, deixaremos de ser os campeões em acidentes de trânsito, conforme mostra a pesquisa Saúde Brasil 2007, que foi divulgada no final do ano passado pelo Ministério da Saúde.
O ranking de óbitos no trânsito brasileiro é liderado pelos atropelamentos de pedestres, com um total de 27,9% das mortes, a maioria de crianças e idosos; em segundo lugar estão os ocupantes de automóveis, com 21%, e em terceiro os motociclistas, com 19,8%. O cenário estatístico dessa insanidade se repete em Santa Catarina.
Devemos levar para a avenida o samba-enredo “Paz no Trânsito”. Assim, estaremos afirmando que de fato somos um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.