13 fev Capital à espera de investidores
Mais do que apenas se preparar para ser sede do principal evento do mercado turístico do mundo, o empresariado de Florianópolis espera pela repercussão econômica de receber investidores internacionais do setor com a realização do WTTC Summit 2009 na Capital catarinense.
Conforme o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Ézio Librizzi, o evento atrai formadores de opinião de diversos países e abre espaço para o interesse dos investidores globais, embora não tenha repercussão imediata.
– É um estímulo para os empresários locais buscarem melhoramentos nas instalações físicas e no atendimento. Todos vão querer se apresentar melhor diante de um evento desta magnitude – explica.
Um dos preparativos foi a criação do Comitê Consultivo do Trade Turístico, do qual a Abrasel participa. A entidade desenvolve projeto de preparação de 50 estabelecimentos, com a promoção de aulas de inglês e espanhol para os funcionários e tradução do cardápio em cinco idiomas.
– Esperamos que o evento resulte num up grade geral do setor.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SC), João Eduardo Moritz, o WTTC é um divisor de águas para Florianópolis e já tem repercussão. Presente ontem num encontro da ABIH nacional com três representantes da Fifa, que estão no país para avaliar as condições de hospedagem para a Copa do Mundo de 2014, Moritz diz que Florianópolis foi reconhecida pelo inglês Paul Waheln como a cidade que vai receber o WTTC Summit 2009.
– Ele já sabia da realização do evento e das condições de Florianópolis. Isso pode nos credenciar para sediarmos os jogos da Copa.
Florianópolis se destacará para receber outros eventos
Empresário do turismo, Fernando Marcondes de Matos considera o evento o mais importante já realizado em SC e diz que o Costão do Santinho está se preparando para hospedar cerca de 80% dos participantes. O resort será sede grande parte das plenárias e reuniões do congresso.
– O WTTC é a ONU do turismo. É onde o mundo se reúne para impulsionar a atividade econômica. Empresários e poder público estão fazendo sua parte para abrigar este evento.
Conselheiro da Agência Brasileira de Viagens (Abav/SC), Kid Stadler garante que receber o WTTC credencia Florianópolis para todo tipo de evento, de qualquer magnitude.
– Coloca a Capital e o Estado no cenário dos grandes eventos mundiais – resume.
(Simone Kafruni, DC, 13/02/2009)