Teatro de pescadores alerta para riscos de poluição na orla

Teatro de pescadores alerta para riscos de poluição na orla

Equipe da Prefeitura Municipal de Florianópolis, integrada pela Comcap, Floram, Vigilância Sanitária e Coordenadoria do Bem Estar Animal, realiza trabalho de sensibilização nas praias de Florianópolis durante os meses de janeiro e fevereiro. Por meio de intervenção artística, o poder público municipal procura sensibilizar o veranista para os impactos ambientais e os riscos à saúde pública provocados pelo descarte inadequado de lixo e a presença de cães na orla, explica a gerente do Departamento Técnico da Comcap, Flávia Guimarães Orofino.

No esquete, um trio de pescadores – Valdinei Marques da Comcap como Chico, Sayonara de Castilhos Amaral da Floram como Bento e Fábio Cunha do Bem Estar Animal como Zé _ aborda os banhistas contando os problemas que enfrentam com o lixo jogado na areia e no mar.

_ Com a poluição, só dá peixe plasco _ afirma Bento, num chiado ‘manezinho’, diante das peças criadas por Valdinei Marques com embalagens plásticas recicladas. (fotos em anexo)

Às terças, quartas e quintas pela manhã, o grupo vai percorrer os principais balneários da Ilha de Santa Catarina. A cada dia, são feitas em torno de 50 intervenções diretas, 10 indiretas (com pessoas que ficam assistindo o esquete), durante uma hora e meia em que os educadores ambientais percorrem pouco mais de um quilômetro de orla.

Programação de janeiro (pela manhã)
13 (terça) – Daniela
14 (quarta) – Barra da Lagoa
15 (quinta) – Ingleses

20 (terça) – Jurerê
21 (quarta) – Canasvieiras
22 (quinta) – Campeche

27 (terça) – Daniela
28 (quarta) – Barra da Lagoa
29 (quinta) – Ingleses

(FloripaNews, 16/01/2009)