12 jan Santa Catarina deve receber quatro milhões de turistas até o final da temporada
Os turistas, como em todos os anos, invadiram Santa Catarina por terra, ar e mar. Segundo estimativas do presidente da Santur, Valdir Valendowski, de 19 de dezembro de 2008, quando teve início a alta temporada até 31 de março de 2009, mais de quatro milhões de turistas deverão passar por Santa Catarina.
Apesar dos incidentes naturais que atingiram o Estado no mês de novembro, os turistas não deixaram de apostar nas belezas de Santa Catarina, como destaca o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. “Apostamos ainda mais na divulgação de Santa Catarina e de nossas belezas naturais. Fomos pegos de surpresa pelas chuvas no mês de novembro, mas com a vinda dos turistas, garantimos empregos e renda e a recuperação do Estado fica mais fácil. Estamos recebendo nossos visitantes como tem sido nas temporadas anteriores”, afirma.
Os dados fornecidos pelo SHRBS – Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares – são animadores. A taxa de ocupação nos hotéis no período natalino chegou a 57%, superando os de 2007 quando a ocupação chegou a 55,4% nas praias, centro, continente e estações termais. No reveillon, a taxa ocupacional chegou a 81,2%.
Os transatlânticos também mantiveram suas programações. Até agora aportaram no litoral catarinense 17 navios de grande porte e outros 57 navios devem chegar até 12 de abril. O movimento no Aeroporto Hercílio Luz também aumentou. Segundo a Infraero, 370 vôos internacionais devem pousar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, vindos do Chile e Argentina, além de 30 vôos charter.
Os turistas que chegam de avião e navio são recepcionados pelo programa que recebe o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funturismo, e coordenação da Santur. O receptivo envolve a
divulgação dos destinos catarinenses e roteiros com material oficial, informações, distribuição de algumas lembranças como o passaporte turístico de Santa Catarina, a fita com a medalha da santa padroeira do Estado, Santa Catarina de Alexandria. O clima hospitaleiro que é característico do povo catarinense é reproduzido nestes pontos de recepção dos turistas brasileiros e estrangeiros. As ações do receptivo turístico acontecem nos portos de Itajaí, Porto Belo, em Florianópolis, no Norte da Ilha, nos aeroportos Hercílio Luz, na capital, e Victor Konder, em
Navegantes.
(Adjori/SC, 10/01/2009)