14 jan Restaurantes e bares cheios na temporada
Pesquisa mostra empresários de SC satisfeitos com bom movimento
Pesquisa elaborada pela Abrasel junto aos empresários de bares e restaurantes mostra que o número de visitantes aumentou durante as festas de final de ano e que as perspectivas para o resto da temporada são positivas.
Apesar da crise econômica mundial e do drama das enchentes, Santa Catarina continua na preferência dos turistas, segundo identificaram os entrevistados. Realizada pelo quinto ano consecutivo pela Abrasel /SC, a pesquisa de movimento de temporada avaliou o período de 20 de dezembro a 3 de janeiro. Foram entrevistados 200 empresários entre os dias 5 e 6 de janeiro.
Os resultados mostram que cerca de 70% dos proprietários de bares e restaurantes registraram uma melhoria no movimento nesse início de temporada. Como consequência, a expectativa do setor para janeiro e fevereiro é positiva, mesmo com a imagem passada em mídia nacional de que todo o Estado de Santa Catarina havia sido afetado pelas chuvas.
– As enchentes influenciaram na vinda dos turistas, mas não prejudicaram o setor – afirma o presidente da Abrasel – SC, Ézio Librizzi.
Em Florianópolis, as quatro regiões de abrangência da pesquisa, Norte, Sul, Centro e Lagoa, registraram melhoria no movimento neste fim de ano, sendo que 37% dos turistas eram de São Paulo. Empresários da Capital apontam a divulgação do Estado como um dos principais pontos para impulsionar o turismo.
Fluxo de visitantes cresceu cerca de 10%
A maioria dos bares e restaurantes do Centro da cidade registrou um acréscimo de até 10% no fluxo. Nos estabelecimentos do Sul da Ilha, metade dos entrevistados recebeu mais turistas americanos e europeus do que no fim de 2007.
Já no Norte, os argentinos começaram a chegar mais cedo. Do total, 13% dos visitantes que resolveram passar o fim do ano em Florianópolis eram do país vizinho.
No Litoral Sul, os estabelecimentos de Laguna, Garopaba, Imbituba, Itapirubá e Jaguaruna também registraram um considerável aumento no fluxo de turistas.
(DC, 14/01/2009)