14 jan Praias com certificação
Artigo escito por Marcus Polette, Pesquisador CNPq/Univali (DC, 14/01/2009)
É verão, e as praias catarinenses estão lotadas. A praia pode ser considerada como um dos espaços mais democráticos existentes. Não importa a raça, o sexo, o credo, ou o dinheiro que cada um tem na conta bancária. A praia é um local onde todos desfrutam da água do mar, das ondas, da areia e do sol. As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse da segurança nacional.
As praias de Santa Catarina, por sua vez, são nacionalmente reconhecidas pela sua beleza, no entanto, sua qualidade ainda deixa muito a desejar. Ainda temos problemas de áreas impróprias para o banho de mar pela falta de investimento em programas eficazes e eficientes de saneamento. Os programas de gestão de praias inexistem, e as condições dos serviços tais como informação ambiental, coleta seletiva de lixo, e segurança ainda são insuficientes. Os programas de acesso às praias para os Portadores de Necessidades Especiais nem são cogitados.
Para mudar esta realidade, um programa de certificação de praias genuinamente brasileiro está sendo estruturado. Este programa tem como objetivos: facilitar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), conforme a Norma ABNT-NBR ISO 14001 para os serviços de gestão das praias de uso público; propor um método para organização de praias tendo como base a realidade brasileira; propor a inserção do SGA de Praias nas políticas públicas estaduais e municipais; e ainda gerar oportunidades para profissionais que atuam na área ambiental.