07 jan Nova Mesa Diretora faz 1ª visita institucional
Primeira visita institucional da nova Mesa Diretora foi ao prefeito Dário Berger
A nova Mesa Diretora da Câmara de Florianópolis, presidida pelo vereador Gean Loureiro (PMDB) fez sua primeira visita institucional no final da tarde de ontem (05/01) ao prefeito Dário Berger e ao vice-prefeito, João Batista Nunes, na sede do Executivo municipal. Em nome da Mesa Diretora, Loureiro transmitiu ao prefeito o desejo do Legislativo estabelecer uma relação de entendimento e bom relacionamento com o Executivo, “mantendo o respeito e a autonomia entre os dois poderes”. Depois de anunciar ao prefeito que a Câmara da Capital pretende liderar uma ação política regional, criando, inclusive, uma espécie de parlamento de forma que os legisladores da região possam se reunir em assembléias, durante algumas vezes por ano, para discutir questões e soluções para problemas comuns em todos os municípios, Berger elogiou a idéia “que pode se tornar um novo e importante instrumento para auxiliar os prefeitos nas suas administrações”.
Berger aproveitou o encontro para anunciar que vai pedir a convocação extraordinária da Câmara de Vereadores para “pelo menos apreciar, ainda este mês”, importantes projetos do Executivo. Para explicar cada uma deles, sugeriu, e sua proposta foi aceita imediatamente, comparecer na sede do Legislativo, nesta quarta-feira (07/01), às 16 horas, para dar explicações de cada um deles aos vereadores. Adiantou que um deles é o que propões uma mini-reforma administrativa na prefeitura. O projeto prevê a criação de três secretarias regionais no município, inicialmente sem dotação orçamentária própria, mas com abertura para que tenham, ao longo do tempo, gradativa autonomia, sem que isso represente custeio. “O maior objetivo é dar mais dinâmica e eficiência à administração”, explicou.
O outro projeto é o que cria o Conselho de Desenvolvimento Urbano, uma instância, formada por representantes de diversos segmentos organizados, que aprecie alguns ações e programas de grande repercussão e, ao mesmo tempo, seja um instrumento exerça o papel de fiscalizador de tais iniciativas públicas.
(FloripaNews, 07/01/2008)