13 jan Defesa Civil faz recomendações para quem decide acampar ou fazer trilha nas férias
Quem decidir fazer trilhas ou acampar para aproveitar as férias deve adotar medidas de segurança para evitar acidentes, além de tomar cuidados para preservar o meio ambiente, orienta a Defesa Civil
Brasília – Quem decidir fazer trilhas ou acampar para aproveitar as férias deve adotar medidas de segurança para evitar acidentes, além de tomar cuidados para preservar o meio ambiente, orienta a Defesa Civil.
Acondicionar as roupas em sacos plásticos bem fechados, escolher calçados adequados à atividade escolhida e levar um kit básico de primeiros socorros são essenciais.
A Defesa Civil alerta também para que se verifique os calçados antes de usá-los pela manhã, porque algum inseto ou pequeno animal pode ter se alojado no interior deles durante a noite, para se aquecer.
É importante lembrar que as bebidas alcoólicas diminuem a resistência física, então o ideal é evitá-las. Outra dica da Defesa Civil é deixar com algum conhecido o roteiro da atividade, com informações como localização e duração do passeio. Na alimentação, dê preferência a alimentos não-perecíveis como biscoitos, leite em pó, café solúvel e frutas.
Em relação aos cuidados com o meio ambiente, uma das recomendações da Defesa Civil é não acender fogueiras, dando preferência ao uso de fogareiro ou similar. Se não houver alternativa, a orientação é manter a fogueira em pequenas dimensões e apagá-la totalmente ao deixar o local.
O turista não deve tomar banho com sabonete nem lavar louças com detergente em rios, lagos e nascentes, para evitar poluição dos recursos hídricos, e recolher todo o lixo que produzir. Os atalhos também devem ser evitados, porque contribuem
(Agência Brasil, Adjori/SC, 13/01/2009)