19 nov Turismo e obras em debate
As duas primeiras edições do projeto editorial Painel RBS, em maio e julho deste ano, trouxeram à tona debates que se converterão em ganhos para toda a sociedade catarinense.
o dia 5 de maio, o evento ocorrido em Joinville, contou com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na ocasião, ela falou sobre os “Desafios para o crescimento de Santa Catarina”. Os cerca de 500 empresários presentes expuseram suas preocupações com os principais problemas que podem tirar o Estado e o país do rumo do crescimento.
Dilma, por sua vez, prometeu o cumprimento do cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai liberar R$ 13,6 bilhões até 2010 para o Estado. Entre as promessas, a duplicação da BR-280 (entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul) e da BR-470 (entre Navegantes e Timbó).
A segunda edição do Painel RBS, ocorrida no dia 30 de julho, em Florianópolis, teve como principal convidado o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, uma das maiores autoridades mundiais na área. O tema do debate foi “Os Desafios do Turismo em Santa Catarina”. Ele trouxe exemplos de regiões pelo mundo que investiram em qualificação do turismo e hoje são referências globais. Porém, a mais importante conquista deste evento foi a escolha de Florianópolis para sede do Congresso do Conselho do WTTC, o que veio a acontecer meses depois. Durante o painel, Baumgarten se comprometeu em colocar a Capital catarinense na disputa, depois de uma “pressão”, em público, do governador Luiz Henrique da Silveira.
(DC, 19/11/2008)