Projeto quer divulgar turismo

Projeto quer divulgar turismo

Previsão é gerar 3 mil vagas

Um projeto trabalhado nos últimos quatro anos quer colocar Santa Catarina no centro da divulgação do turismo nacional.

O estudo realizado pelo arquiteto Fernando Carlos Vieira Ferreira prevê a criação, em Balneário Camboriú, do Pólo Brasil, um espaço para divulgar o melhor do turismo brasileiro. O empresário busca parcerias públicas e privadas para tirar o trabalho do papel.

O projeto do Pólo Brasil abrange uma vila de atividades e serviços, aberta a visitação gratuita do público, com áreas para divulgação dos atrativos turísticos de diferentes regiões e também de empresas catarinenses. A previsão é abrigar 500 parceiros, gerando cerca de três mil empregos diretos. O local contaria com uma estrutura de escritórios, estandes e pavilhões.

– A idéia é construir um novo bairro dedicado ao turismo – afirma Ferreira, lembrando que o terreno visado, onde hoje está parte da estrutura da Santur, tem 1,45 milhão de metros quadrados. Parte da área é de propriedade privada.

Para o ponto de partida, garantindo a infra-estrutura básica, o idealizador do projeto calcula que seriam necessários investimentos da ordem de R$ 22 milhões. Na fase seguinte, para a construção da vila, a proposta de Ferreira é que os empresários interessados em ocupar a área comprem os espaços e depois paguem uma mensalidade ao grupo gestor responsável pela manutenção da área.

O arquiteto carioca, que hoje mora em Florianópolis, destaca características como a estrutura produtiva e a diversidade de SC para a escolha do Estado para sediar o projeto.

(DC, 24/11/2008)