Força feminina

Força feminina

Se antes a presença feminina no meio empresarial remetia a uma pequena parcela de participação, temos muito que comemorar. Dados comprovam que a mulher já se destaca como líder empresarial e força atuante de transformação social. Já superamos os homens quando o assunto é empreendedorismo. Segundo a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, divulgada neste ano, as mulheres representam hoje 52% dos empreendedores adultos, contra 29% em 2001, ano em que a pesquisa começou a ser feita.

Foi a primeira vez que a pesquisa GEM identificou a maioria feminina – que nos leva ao quarto lugar no ranking mundial de empreendedorismo à frente de países como Estados Unidos, França e Chile. No equilíbrio entre a oportunidade e a necessidade, a mulher empresária hoje se destaca em setores que exigem habilidades de relacionamento. E o fato é que o mundo do empreendedorismo hoje não se destaca sem a efetiva participação feminina.

Em Santa Catarina, temas relativos à capacitação das lideranças femininas para enfrentar o mercado competitivo estarão em pauta nas mesas redondas e palestras do 14º Encontro Estadual da Mulher Empresária e 1º Encontro Sul Brasileiro da Mulher Empresária, que integram o Congresso Empresarial Catarinense.

Espaço de intercâmbio de experiências e capacitação do empreendedorismo feminino, os dois encontros demonstram que a demanda das mulheres empresárias do Estado e Sul do Brasil estão no mesmo patamar de relevância no meio empresarial. Assim como provam que a atenção intensa à atualização é um dos principais focos de todas as mulheres que se constituem em um importante componente da economia, do aumento de produtividade e do crescimento de sua região.

(Neiva Kieling, ACIF MULHER, 04/11/2008)