19 nov Artigo: O que esperar de Dário
Por Laudelino José Sardá
Jornalista, professor e diretor de comunicação da FloripAmanhã
O prefeito Dário Berger reiterou, ao se consagrar nas urnas, a sua determinação de executar as obras já programadas e outras decorrentes de promessas de campanha. Por mais que algumas dessas obras tenham importância no contexto urbano, não sinalizam para a salvação de Florianópolis, que em 2020 deverá estar concentrando cerca de 800 mil habitantes.
Com o irmão Djalma Berger na prefeitura de São José e Ronério Heiderscheidt, do PMDB, no governo de Palhoça, Dário pode se tornar o prefeito da metrópole para viabilizar as soluções integradas que a região está exigindo, em níveis de transporte urbano, sistemas de saúde, traçados urbanos e preservação do meio ambiente, tudo isto direcionado à qualidade de vida ainda ameaçada.
Dário tem a ambição de se tornar o melhor prefeito da história de Florianópolis. Essa pretensão, contudo, não deveria consignar quantidade de obras, mas um projeto que assegurasse à cidade um desenvolvimento sustentado nos próximos 30 anos. E isto implica cuidar da infra-estrutura ambiental, de um sistema de transporte coletivo compatível com o perfil de uma cidade que precisa organizar-se. É oportuno exemplificar que Cingapura, uma ilha quase do tamanho de Florianópolis, organizou-se de tal forma que seus 2 milhões de habitantes têm qualidade de vida. Da mesma forma, poderemos ter qualidade de vida em 2030, quando a Grande Florianópolis estiver concentrando cerca de 1.800.000 pessoas.
Para isso, antes de obras, é necessário trabalhar com conceitos, visão e planejamento. Não é difícil construir mais uma ponte e uma avenida beira-mar no continente. Mas o que isto representará numa visão de futuro para as próximas três décadas? Se Dário quiser fazer uma carreira política projetada apenas em obras de campanha, estará reservando um futuro sombrio para a cidade. Mas se apostar na organização da metrópole para ensejar um desenvolvimento sustentável, com certeza, terá méritos para uma carreira política promissora.