29 set Sistema não suporta mais desequilíbrio social
Alerta é do professor Osvaldo Della Giustina no lançamento da cátedra e do livro Participação e Solidariedade
Entre autoridades, amigos e colaboradores foi lançado na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, nesta quinta 25 de setembro, a cátedra da Unisul e o livro do professor Osvaldo Della Giustina, ambos com o mesmo título, Participação e Solidariedade.
O livro é uma construção acalentada por mais de 40 anos, cuja pretensão é alertar a sociedade para temas sociais relevantes, como a falta de solidariedade e a perda de valores humanos, cujas conseqüências assolam a humanidade.
– Num mundo onde quase três bilhões de pessoas não têm o que comer, se algo não for mudado teremos um colapso. Nenhum sistema suporta o desequilíbrio, seja em âmbito biológico, cósmico, religioso ou físico, entre outros, por que a sociedade seria uma exceção?”, alerta Della Giustina.
“Em tempos em que a distribuição de renda cresce 3%, contra uma concentração de 7%, há de se repensar medidas sérias e urgentes para amenizar tal quadro”, completa o sociólogo, filósofo e professor, um dos fundadores da Unisul.
Em seu livro, Della Giustina discute a realidade socioeconômica atual e aponta exemplos como o da União Européia, que superou em 50 anos duas guerras para ser hoje, em alguns pontos, um modelo de cooperação.
“A Unisul lançou suas primeiras sementes há 40 anos e está sendo fiel aos princípios sociais que a criaram. A cátedra nada mais é que um fruto daquilo que foi plantado”, disse o professor em seu breve discurso na noite de autógrafos do livro.
Para Antonio João Mânfio, coordenador executivo da cátedra, o local do lançamento é altamente simbólico, uma vez que a Assembléia Legislativa é espaço de representação da sociedade catarinense.
Instalada desde junho, na cidade de Tubarão, a cátedra tem reunião nesta sexta-feira para operacionalização de eventos e fóruns sobre o cenário mundial pós-moderno, cultura e política, além da elaboração de um curso de Ética que no futuro estará disponível na UnisulVirtual.
O livro e a cátedra são fundamentos essenciais para gerar nas pessoas o compromisso de causa e amizade.
“A ética funciona como uma bússola, indicando o caminho a ser percorrido. Uma vez escolhido, para se chegar ao destino pretendido é necessário que se sigam as regras. Não dá para ir ao sul pelo caminho do norte. Ética é uma relação de responsabilidade. Para praticar algo é preciso primeiro conhecer, se educar a respeito. Em uma sociedade totalmente permissiva, se os pais não agirem como balizadores correrão o risco de deixarem seus filhos a mercê da pior regra: a do vale tudo. É preciso ensinar participação para então ter solidariedade”, argumenta Mânfio.
(Unisul, 29/09/2008)