Prevenção de desastres na Ilha

Prevenção de desastres na Ilha

Com o objetivo de despertar nas comunidades a necessidade de ações preventivas para estarem mais protegidas, será realizado, amanhã, o primeiro de 11 encontros do Projeto Piloto de Capacitação para lideranças do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis.
A ação é parte do projeto Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar, desenvolvido através do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).
A capacitação, com oficinas práticas, dinâmicas de grupo e metodologias participativas, ocorre em setembro e outubro, na Secretaria de Assistência Social. Serão 44 horas, divididas em curso, oficinas e ação comunitária sobre percepção de risco e prevenção de desastres, em conjunto com a Defesa Civil estadual e municipal, no Dia Internacional de Redução de Desastres (8 de outubro).
Cada comunidade do Maciço terá dois representantes nos encontros. Participarão, também, representantes da Defesa Civil e de outras instituições envolvidas.
A região tem em torno de 25 mil habitantes, em 16 comunidades, e diversas áreas de risco de deslizamentos. O primeiro encontro terá como tema a origem dos desastres e irá construir um diagnóstico da situação de vulnerabilidade no Maciço.
Nas oficinas serão desenvolvidos planos de gestão de risco das comunidades e preparada a ação local com a participação da Defesa Civil.
(DC, 03/09/2008)