02 set Natação disputa José Finkel em São Paulo
Unisul leva 18 nadadores para a tradicional competição, que no ano passado foi realizada no complexo aquático da Pedra Branca
A natação da Unisul disputará o troféu José Finkel na próxima semana. O evento será realizado no clube Corinthians, em São Paulo, de terça, 2, a domingo, 7 de setembro. São 12 competidores no masculino e seis no feminino. Entre os homens está o atleta olímpico Eduardo Deboni.
A Confederação Brasileira de Natação não divulgou nenhum boletim sobre critérios classificatórios para essa competição. Contudo, todos os atletas que representaram o país em Pequim devem nadar.
Para o técnico da Unisul, Carlos Camargo, apesar de a competição não ser classificatória, “os melhores atletas estarão presentes e vamos nadar em todas as provas no masculino e feminino para posicionar bem a equipe no cenário nacional.”
Sobre o treinamento, o professor Carlos afirma que está sendo usado uma fórmula usada em todo o Brasil e que está dando certo na Unisul. “Especificamente para essa competição estamos fazendo um trabalho com menos volume e mais descanso para ver como os velocistas respondem a esse polimento.”
As principais provas da Unisul são os revezamentos masculino e feminino, o nado de costas e especialmente o revezamento 4×50 livre. No ano passado, a Unisul perdeu nessa prova apenas para o Pinheiros, de São Paulo, e para o Minas Tênis. Ambas equipes com orçamento próximo dos R$ 2 milhões, segundo Carlos Camargo.
Eduardo Deboni voltou da Olimpíada e está realizando treinamento de recuperação. No Troféu José Finkel ele nadará nos 50, 100 e 200 metros, além de todos os revezamentos.
Ano passado, essa competição foi realizada no complexo aquático da Unisul na Pedra Branca, em Palhoça.
(Ass. Unisul, 01/09/2008)