Material reciclável vira peça de museu

Material reciclável vira peça de museu

Projeto na Ilha completa 5 anos

Reiciclagem convida a todos para a comemoração de cinco anos de seu castelo, na Estação de Transbordo da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), no Bairro Itacorubi, no Leste da Ilha, em Florianópolis.

O palácio feito de lixo guarda preciosidades descartadas por moradores, que se transformaram em peças de museu. A decoração de potes de plástico, tampinhas de garrafa e cacos de vidro colore o ambiente e mostra que reciclar é fazer arte.

Tudo isso fica no Museu do Lixo da Comcap, casa do personagem Reiciclagem criado por Valdinei Marques, coordenador do local. Lá, pessoas de sete a 88 anos transformam-se na nobreza do Meio Ambiente, responsáveis pela preservação do planeta.

Só no ano passado, 5.713 pessoas receberam o certificado de defensores da natureza.

O trabalho começou em 2003, quando funcionários decidiram expor objetos encontrados durante o trabalho de separação. Objetos como relógios de corda, eletrolas, discos de vinil, teclados, televisores e até um pinico foram expostos. E a coleção cresce a cada dia.

– O nosso lema é mostrar o passado ainda presente para fazer as pessoas refletirem sobre o seu dia-a-dia – explica Valdinei, também chamado de Neiciclagem quando entra no castelo.

Para passar a mensagem, brinquedos produzidos com embalagens de amaciante ajudam crianças a compreender o universo da reciclagem. Bonecos em forma de cachorro e morcego, por exemplo, instigam a imaginação dos jovens que, caminhando no meio de telefones antigos e fitas de videocassete aprendem que o conceito de lixo é relativo.

Multiplicação de idéias chama a atenção

Valdinei tem orgulho de mostrar o trabalho realizado no museu, que já foi divulgado na televisão portuguesa, virou cenário para ensaio fotográfico de moda e emprestou peças para composição de um filme que se passa nos anos 1970.

Do lado de fora da construção, imagens de santos e bibelôs colados na parede em meio a pedaços de vidro e cacos de lajotas lembram a obra de outro artista famoso.

– É a mesma idéia de Gaudí, mas com materiais que ele não tinha. Acho que temos que olhar as coisas de forma diferente e inovar. Esse é o mundo mágico do lixo – reflete Neiciclagem.

A comemoração do aniversário do Museu do Lixo da Comcap começa às 10h com a apresentação do grupo de teatro Náufragos.

Fique por dentro
Para marcar visita: (48) 3338-3031
Horário: das 8h às 17h
Endereço: SC-404, sem número, na Estação de Transbordo da Comcap, no Bairro Itacorubi, Florianópolis

(Tatyana Azevedo, DC, 26/09/2008)