Laudo sobre a água da Casan deve sair hoje

Laudo sobre a água da Casan deve sair hoje

Os resultados dos exames laboratoriais realizados na água de Florianópolis não ficaram prontos ontem, como era esperado pela Vigilância Sanitária. O laudo deve sair no início da manhã de hoje.

Análises serão feitas até sexta-feira para verificar se a quantidade de alumínio no líquido estão normais. A decisão foi tomada após exames indicarem que o índice do metal na água de um condomínio da cidade é até cinco vezes maior do que o permitido.

Ontem, a Vigilância recolheu água dos bairros Saco dos Limões, Pantanal, Centro, Trindade e Santa Mônica e repassou o material para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) analisar.

A diretora de Vigilância Sanitária Raquel Ribeiro Bittencourt disse que os resultados diários dos exames não são importantes, a média total da semana é que será estudada. Ela também falou que o alumínio em excesso provoca. Outros problemas de saúde decorrente da presença do metal na água seriam suposições.

O alumínio é utilizado para separar resíduos sólidos do líquido. Um laudo divulgado na última quinta-feira apontou o índice de 0,5 miligramas da substância por litro de água recolhida em condomínio no Bairro Agronômica. O máximo permitido por lei é 0,2.

(DC, 09/09/2008)