25 set Florianópolis será sede do 14º Encontro Nacional PEA/UNESCO
Nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro/2008, será realizado o 14º Encontro Nacional PEA/UNESCO. O evento será nas dependências do Resort Costão do Santinho. A organização é do Cemj – Centro Educacional Menino Jesus. A expectativa de público é de receber mais de duzentos participantes de diversos Estados do Brasil. O CEMJ é um estabelecimento de ensino de propriedade e manutenção da Associação das Irmãs Franciscanas de São José, entidade filantrópica de caráter beneficente e de assistência social que atua nas áreas de saúde, educação e social. A missão é de “Educar para a vida através do conhecimento significativo e pela prática da solidariedade, da ética e da paz”. A escola é filiada desde o ano de 2000 ao Programa de Escolas Associadas a UNESCO (PEA/UNESCO), o qual conta com mais de 5.800 escolas (públicas ou privadas) associadas, distribuídas em 163 países, desenvolvendo ações dirigidas para uma cultura de paz.
Ano Internacional do Planeta Terra
O tema celebrado para este ano, teve sua proclamação declarada na Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas – ONU em dezembro de 2005. Proposta apoiada irrestritamente por 191 países, com os seguintes objetivos gerais:
1. Demonstrar o grande potencial das Ciências da Terra na construção de uma sociedade mais segura, saudável, solidária e sustentada;
2. Encorajar a sociedade a doravante aplicar este potencial mais eficientemente, em seu próprio benefício.
As escolas associadas ao PEA comprometem-se a promover os grandes ideais da UNESCO no quadro normal dos programas e das atividades previstas para o sistema educativo. A escola é o lugar privilegiado para que se promova a educação orientada à tolerância, ao diálogo e à coexistência pacífica.
A UNESCO é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, a ciência e a cultura.
O PEA é a rede mundial de escolas que compartilham trabalhos em prol de uma cultura de paz por meio da educação, privilegiando temas de interesse social. As Escolas Associadas da UNESCO têm perspectiva global, orientam-se para o futuro e centram-se em valores humanos.
Anualmente, o PEA/UNESCO promove o encontro das Escolas Associadas, de destaque mundial, para compartilhar reflexões, trabalhos e ações em prol de um planeta mais saudável, seguro e pacífico.
Segundo Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, pela consciência e pelas mãos de cada um de nós, é possível mudar hábitos, atitudes e comportamentos, construindo, hoje, um novo amanhã.
Para a diretora geral do Cemj, imã Marli Catarina Schlindwein a educação é a base do futuro sustentável e a energia que move as iniciativas abordadas nos trabalhos do Ano Internacional do Planeta Terra.
(Revista MakingOf, 25/09/2008)