03 set Estado terá centro cultural francês
A cultura francesa poderá ter uma casa em Santa Catarina. Ontem, no Centro Administrativo do Estado, foi apresentado o anteprojeto do Centro Cultural Brasil-França, que deve ser construído no Bairro da Agronômica, na Capital.
A arquiteta brasileira radicada na França Elizabeth de Portzamparc mostrou ao governador Luiz Henrique da Silveira e a autoridades catarinenses um esboço de um prédio com três módulos invertidos, sugerindo a criação de movimento. Entretanto, de acordo com ela, os desenhos são iniciais e devem contar com as sugestões do governo.
O ponto de maior destaque e que deve tornar o prédio modelo no gênero, conforme Elizabeth, será a sustentabilidade. Uma das idéias é que o centro tenha um sistema de refrigeração, evitando a necessidade do uso de ar-condicionado. A água que resfriará o prédio passará dois metros abaixo do solo, o que faz com que o líquido fique frio naturalmente.
Conforme o secretário de articulação internacional, Vinícius Lummertz, a intenção é criar um símbolo concreto da tradição francesa no Estado, contribuindo, inclusive, com o turismo.
As tratativas do governo com o Ministério da Cultura francês, segundo ele, iniciaram há oito meses, e contaram a proposição da doação do centro a Santa Catarina.
– É uma forma de ressaltar a arquitetura de valor, tão importante para a cultura francesa.
(Lilian.simioni, DC, 03/09/2008)