22 set Consumo sustentável – 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro
Hoje é dia de deixar o carro em casa e o ponto alto da Semana Brasileira da Mobilidade, iniciada no dia 16 e promovida pelo Ruaviva – Instituto da Mobilidade Responsável, pelo governo federal através dos Ministérios das Cidades, Meio Ambiente e da Cultura, e por entidades como a Associação Nacional de Transportes Públicos.
A idéia de um dia sem carros surgiu na França, em 1997, e em poucos anos foi encampada pela União Européia. Em 2002, a iniciativa evoluiu para uma semana inteira dedicada à mobilidade, ganhando temas específicos. Já em 2007 participaram 1321 cidades em 38 países. No Brasil a iniciativa coube ao Ruaviva, que começou a promover o evento junto a prefeituras em 2001. A participação do governo federal se iniciou em 2004. Este ano, mais de 30 cidades brasileiras confirmaram a participação.
Mais do que resgatar a rua como espaço de convivência social por um único dia, o objetivo do movimento é chamar a atenção para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade aplicado nas cidades desde o advento do automóvel no início do século passado e debater com a sociedade – escolas, universidades, entidades empresariais e sindicais, partidos, movimentos sociais e a imprensa – soluções para os efeitos negativos do transporte individual motorizado sobre a economia e o meio ambiente. A questão primordial é a da sustentabilidade do modelo baseado no automóvel, em relação a sua ineficiência energética, poluição ambiental e ocupação agressiva dos espaços urbanos.
Faça a sua parte
Busque formas alternativas de transporte: ande a pé ou de bicicleta, utilize o transporte público, pegue carona com amigos; Leve seu carro para a revisão periodicamente; Exija a criação de ciclovias seguras; Junte-se ao Idec na luta por um transporte público de qualidade.
(IDEC, Carbono Brasil, 22/09/2008)