18 set Bandeira Azul: encontro discute ações emergenciais
O programa Bandeira Azul teve mais uma reunião na segunda-feira (15/09), na sede da FLORAM, onde foram definidas as ações com setores do poder público para estabelecer um plano de ação emergencial para a próxima temporada de verão, como Guarda Municipal, barracas de praia, ambulantes e banheiros públicos.
Estiveram presentes José Carlos Rauen, da FLORAM e representantes das três praias-piloto localizadas em Florianópolis —Jurerê, Mole, Santinho — e da Cachoeira do Bom Jesus. A FloripAmanhã é agente promotora do Programa Bandeira Azul na Praia do Santinho e promove o Programa Norte Azul, que buscar criar condições para a Cachoeira se tornar praia piloto do Bandeira Azul.
No encontro, ficou definido que as reuniões serão quinzenais e a próxima, marcada para o dia 26/09 (segunda-feira) no mesmo local, tratará das prioridades na documentação entregue ao IAR pelas praias candidatas ao Programa Bandeira Azul.
Confira os encaminhamentos da reunião:
Reunião 26/09 – Definição das prioridades entre pendências constantes do documento entregue ao IAR pelas praias candidatas ao Programa Bandeira Azul e agendamento com setores do Poder Público para estabelecimento de plano de ação emergencial para a próxima temporada de verão. Exemplo: Guarda Municipal, barracas de praia, ambulantes, banheiros públicos.
Denúncias: Registradas denúncias sobre cercas na orla da praia, barcos de pesca na praia, impedindo o público de usar ponte de acesso à praia a frente do Hotel Torres da Cachoeira.
Comunicações – FATMA definiu um ponto de coleta na Praia Mole e correspondente laudo de balneabilidade para a próxima temporada.
GRPU (Gerência Regional do Patrimônio da União) orientará praias candidatas a cadastrar situações irregulares em sua área de abrangência.
FLORAM agendará reunião com Vigilância Ambiental para discutir a balneabilidade da Praia da Cachoeira.
FLORAM socializará modelo de placa elaborado por Jesivan Silva.
COMCAP implantará máquina especial para reciclagem de cocos.