27 ago Vazamento de óleo atinge pingüins
Ambiente 37 aves afetadas foram levadas a um parque de Florianópolis para delicado processo de reabilitação
O Parque Florestal do Rio Vermelho, em Florianópolis, recebeu ontem 37 pingüins cobertos de óleo. Desde o último domingo, uma centena de animais foi encontrada doente nas praias da Capital. A Polícia Militar Ambiental não achou a mancha de óleo que está contaminando os animais nem a origem do vazamento.
Entre os meses de junho e setembro os policiais recolhem, normalmente, entre 50 e cem animais doentes (filhotes de pingüins exaustos pela viagem de migração).Além dos já encontrados até ontem, o sargento Marcelo Duarte, um dos responsáveis pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do parque, acredita que nos próximos dois dias cheguem mais 50 aves.
O grupo de busca da Polícia Militar sobrevoou a região da Grande Florianópolis, ontem, procurando manchas de óleo no mar, mas nada foi identificado. Duarte diz que os pingüins podem ter se contaminado em alto mar e estarem nessas condições há uma semana.
O óleo prejudica a camada de gordura natural que os pingüins possuem, acabando com a impermeabilidade da pena deles. Sem essa camada protetora, a água fria do mar entra em contato direto com o corpo dos animais, causando hipotermia. Além disso, as aves tentam retirar o óleo com o bico, engolem o produto e se intoxicam.
Nos próximos dias, os policiais, com a ajuda de 20 veterinários e estudantes voluntários, se revezarão para cuidar dos animais. Na tarde de ontem, não mais de 10 pingüins conseguiam ficam em pé. Eles receberam soro pela boca e alguns puderam se alimentar com peixe. Quando tiverem reabilitados, serão lavados para que o óleo seja retirado.
Duarte diz que pelo menos um mês será necessário para que os animais se recuperem. Durante esse período, 50 quilos de peixe por dia serão necessários para alimentá-los. No entanto, o sargento acredita que entre 25% e 30% deles morrerão em decorrência da intoxicação.
Polícia Ambiental pede ajuda da comunidade
A Polícia Ambiental possui só um carro para resgatar os pingüins espalhados por quase todas as praias da Ilha de Santa Catarina, da Praia da Armação, no Sul, ao Santinho, no Norte da cidade. Por isso, os policiais pedem para que quem encontrar os animais, recolhê-los em caixa de papelão e levá-los até o Parque do Rio Vermelho. Os veterinários pedem doação de luvas, detergente e medicamentos.
(Luciana Ribeiro, DC, 27/08/2008)