25 ago Tecnologia ambiental em destaque
O 26º Encontro Econômico Brasil-Alemanha ocorre de domingo a terça-feira em Colônia, na Alemanha. A última edição foi em Blumenau, ano passado, e consagrou-se como a maior da história do evento, com 1,8 mil participantes.
Este ano, o tema central das discussões é Mobilidade, Segurança Energética e Proteção Climática, Desafios para Negócios e Políticas. Nos painéis e debates, destacam-se temas como as soluções da tecnologia ambiental e os novos mercados e tecnologias da indústria automobilística.
Além disso, serão discutidas a cooperação no setor energético e a produção responsável de agroenergia. Serão apresentados ainda o plano diretor para a Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá no Brasil e a experiência da Alemanha, organizadora do mundial de 2006.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Corrêa, vai liderar a delegação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no evento. São 200 integrantes.
– Muitos dos assuntos tratados em Blumenau no ano passado serão complementados no encontro deste ano, com destaque para as questões ligadas à sustentabilidade da indústria e ao meio ambiente – analisa Corrêa.
Objetivo do evento é fortalecer as relações
Poucos empresários do Vale do Itajaí se mobilizaram para ir ao encontro, em razão do tempo necessário para a viagem – são mais de 10 horas de vôo até a Alemanha. Os que vão, optaram por ir por conta própria, com pacote incluindo visitas a outros países.
O evento reúne alguns dos principais empresários e autoridades dos dois países, com destaque para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.
Pelo lado alemão, participarão, entre outros, o vice-ministro da Economia e Tecnologia, Bernd Pfaffenbach, o presidente da Confederação da Indústria Alemã (BDI), Jürgen Thumann, e o gerente executivo da Associação Alemã da Indústria Automobilística (VDA), Klaus Bräunig.
O objetivo do evento é fortalecer as relações bilaterais. O encontro é promovido pela CNI, BDI, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
(DC, 25/08/2008)