07 ago Sapiens Parque inicia ações do Parque Natural
O Sapiens Parque, em Canasvieiras, Norte da Ilha, em parceria com a UNESCO, está servindo de laboratório para o projeto-piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Área Urbana (RBU), com a implantação de uma das três unidades do Jardim Botânico de Florianópolis. Para fortalecer este conceito de desenvolvimento sustentável através de ações estratégicas na região foi criado o programa EcoSapiens.
O ponto de partida do programa é a criação do Parque Natural com a implantação de trilhas ecológicas para a comunidade e de um aceiro para proteger a mata nativa de incêndios. Tratam-se das primeiras ações efetivas para a proteção da vegetação nativa e recomposição da paisagem natural, previstas conforme os estudos de impacto ambiental e de impacto de vizinhança, realizados em conjunto com a comunidade.
Por solicitação do Corpo de bombeiros, o Sapiens Parque está implantando aceiros no seu terreno para evitar a propagação de incêndios como o ocorrido em setembro de 2006. Serão retiradas árvores exóticas (pinos e eucaliptus), conforme projeto aprovado pela FATMA e FLORAM.
As espécies exóticas trazem grandes prejuízos à fauna e flora locais, como por exemplo, através do seu forte poder de combustão e de suas sementes que germinam e crescem rapidamente sufocando as árvores nativas. Para compensar a retirada, o Sapiens estará plantando a mesma quantidade de árvores nativas em toda a região Norte de Florianópolis.
Já a Trilha do Rio do Braz, com cerca de 1,3 quilômetro de extensão, atua em cinco áreas: turismo e entretenimento, educação e treinamento, cultura e lazer, pesquisa e desenvolvimento (P&D), saúde e esportes. Pautada em conceitos do Turismo do Conhecimento, a trilha ecológica e interpretativa oferece aos visitantes conteúdo interpretativo sobre a fauna e flora, uma torre de observação de 10 metros de altura e jogos interativos integrados ao passeio.
(Por Larissa Linhares, Ass. de Comunicação Sapiens Parque)