Floripa 2030 prepara cenário sustentável para definir projetos

Floripa 2030 prepara cenário sustentável para definir projetos

A FloripAmanhã coordenou a realização da 3ª oficina do Grupo de Trabalho Ampliado (GTA) do projeto Floripa 2030, na quarta-feira (06/08), na ESAG/UDESC. A Oficina teve como objetivo avaliar os dados levantados nos dois primeiros encontros, realizados em junho e julho no mesmo local, e apontar estratégias e ações para a implantação dos cenários desejados.
O encontro foi fundamental para o Floripa 2030, projeto principal da FloripAmanhã em 2008. “O objetivo é deixar o cenário pronto para, na quarta etapa, trabalhar nos programas e projetos”, diz Jorge Pérez, da Fundação CEPA, responsável pela metodologia do projeto.
Através dos principais conflitos e potencialidades compilados no último encontro do Grupo Gestor das Estratégias, realizada no dia 24 de julho, a terceira oficina começou a avaliação do cenários possíveis para, a partir daí, apontar o cenário que apresente maior sustentabilidade.
Os três grupos de trabalho — econômico, sócio cultural e urbano-ambiental — identificarão as estratégias de implantação dos cenários desejados.
A proposta final do processo será lançada ainda no segundo semestre deste ano e será disponibilizada para a gestão pública e privada com uma proposta viável para o futuro de Florianópolis e região.
As três oficinas do Grupo de Trabalho Ampliado contaram com a participação de 80 pessoas, em média. “Após a primeira oficina, a participação foi ainda melhor, pois fizemos um trabalho minucioso de visitar profissionais de diversas entidades para convidar para participar. O resultado, já que contamos com seleto grupo de profissionais, foi excelente”, diz Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.
O Floripa 2030, coordenado pela FloripAmanhã, é um estudo de construção de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sócio-cultural e urbano-territorial e envolve representantes de diversos segmentos da sociedade florianopolitana.
A soma do material já produzido — projetos, estudos e pesquisas — sobre Florianópolis, a discussão entre experientes profissionais participantes e as práticas das oficinas do Grupo de Trabalho Ampliado formará uma proposta viável orientada para um futuro sustentável da cidade. O objetivo é disponibilizá-la para a gestão pública e privada.