21 ago Florianópolis recebe recursos do PAC voltados à cultura
Representantes da Funarte/MinC, Edivaldo Trajano e Juliana Amaral, em visita à Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, consolidaram a proposta da fundação que em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado e Universidade Federal de Santa Catarina, reivindicaram ao PAC a liberação de recursos, ainda este ano, iniciar obras destinadas a espaços culturais no maciço do Morro da Cruz.
Florianópolis ficou entre as seis primeiras capitais, das 19 brasileiras contempladas pelas ações PAC, para receber ainda este ano parte dos recursos destinados às obras no setor cultural. A escolha contemplou as propostas mais consistentes com espaço já existente.
No Maciço do Morro da Cruz estão projetados dois espaços culturais: um de formação destinado para uma escola-indústria de conteúdo audiovisual voltado, principalmente, para o setor de Game e de Entretenimento Digital; o segundo seria multicultural, com biblioteca, oficinas de arte e exibição de filme, shows, espetáculos teatrais, etc.
Segundo Paulo Luna, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, “o game é uma isca” para atrair os jovens para a informática, cujo setor está com alto potencial de mercado na cidade. Segundo Vilson Rosalino, superintendente de FCFFC, seria “um espaço mais lúdico com uma programação que dependeria da demanda cultural da população local”, que é em torno de 30 mil pessoas.
O PAC da Cultura, também conhecido como programa Mais Cultura do Governo Federal, é um dos eixos de ação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem investimentos previstos, só para o setor da cultura de R$ 4,7 bilhões até 2010, em 19 capitais brasileiras. A iniciativa, segundo informou o secretário-executivo do MinC, Juca Ferreira, busca promover a diversidade sociocultural, a cidadania e a inclusão social.
(PMF, 20/08/2008)