15 jul Viagem musical em latim na Capital
O Teatro Álvaro de Carvalho foi o espaço escolhido para o retorno de Rute Gebler e o Estúdio Vozes aos palcos de Florianópolis. O novo espetáculo, com estréia marcada para hoje à noite, promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.
O veículo de transporte, no caso, é o repertório do Vozes Latinas. Como induz o próprio título do projeto, serão apresentadas canções de diversos países cuja língua, assim como o português, descende do latim. Ganharam espaço composições criadas nos vizinhos latino-americanos – Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Cuba – e em terras além do Oceano Atlântico – Portugal, França, Espanha e Itália. A direção musical é assinada pelo José Ribeiro, o Zezinho, que convidou a Banda Stagium 10 para integrar o elenco do musical.
Participam do espetáculo 13 cantores do Estúdio Vozes. Para quem acompanhou o trabalho mais famoso do grupo, o musical Vozes da Primavera, encerrado em 2005, o número pode parecer um tanto reduzido. Diferentemente da sofisticada produção que envolvia, em média, mais de 200 profissionais nos espetáculos que levavam cantores, bailarinos, músicos e atores ao palco do Teatro Ademir Rosa, Vozes Latinas foi projetado para ser um trabalho com ares intimistas – daí a escolha do TAC, cujas dimensões e capacidade são bem menores que o do teatro localizado no Centro Integrado de Cultura.
– Gostaria que as pessoas entendessem que há um corte. O Estúdio Vozes está de volta, não o Vozes da Primavera. Foi um ciclo que terminou. Agora é um novo trabalho. Vamos ter que reconquistar o público – diz, enfática, a cantora e maestrina Rute Gebler, diretora do grupo.
Antes do palco, o trabalho voluntário
Ressaltar as características próprias da nova fase que o Estúdio Vozes está prestes a inaugurar foi uma preocupação presente em praticamente todas as entrevistas que Rute Gebler concedeu semana passada para divulgar o espetáculo desta noite. Em suas falas, o assunto só disputou espaço com as atividades realizadas pelo grupo desde que o Vozes da Primavera ganhou um ponto final.
– Nós nunca paramos de trabalhar – ressalta, referindo-se, em seguida, às atividades desenvolvidas por ela e os colegas no Vozes Harmônicas.
Trata-se de um projeto voluntário que leva a música a pessoas idosas e enfermas que não têm mais condições de se locomover para apreciar um espetáculo. As apresentações acontecem em casas, hospitais e asilos, ambientes praticamente opostos àqueles usados para sediar um show, mas capazes de provocar emoção semelhante a de uma platéia lotada.
– Uma vez um senhor de 80 anos, em um hospital, bateu palmas junto. Algumas vezes a gente entra no quarto e a pessoa que estava dormindo abre os olhos quando começamos a cantar. Tentamos, com esse trabalho, trazer harmonia espiritual para quem visitamos.
Mas não são só esses os projetos que ocupam a cabeça da maestrina. Muitos outros aparecem etiquetados – e muito bem organizados – nas pastas de plástico azuis que Rute guarda em casa. E pelo ânimo que ela vem demonstrando, serão necessárias muitas mais.
Serviço
Quando: hoje e amanhã
Local: Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis (Rua Marechal Guilherme, nº 26, Centro)
Horário: 20h30min
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
Informações: (48) 3028-8070
(Karine Ruy, DC, 15/07/08)