14 jul Urbanismo
Da coluna de Visor (DC, 13/07/08)
Nos dias 7 e 8 de agosto, Florianópolis será sede de um dos mais expressivos eventos internacionais de Arquitetura e Engenharia, o Architectour 2008. O evento terá a participação de profissionais do mundo inteiro, incluindo alguns considerados sumidades no ramo, como o arquiteto chinês Chung Pei, que atuou na reforma do Museu do Louvre, em Paris, dotando-o com a ousada pirâmide transparente.
Mas não se espere que, deste evento, resultem projetos fantásticos e de custo astronômico, pois a pauta será centralizada no tema “urbanismo e qualidade de vida”. E qualidade de vida hoje é mercadoria escassa na maioria das grandes cidades do mundo, sufocadas pela poluição, deserdadas do verde, carentes de áreas para o lazer, atormentadas pelo caos do trânsito, e com serviços públicos de baixa eficiência.
Será uma oportunidade para ouvir sugestões de alguns dos mais renomados especialistas do Planeta para a recuperação dos atormentados cenários urbanos. E certamente serão propostas muito simples, ancoradas no bom senso, e no planejamento de longo prazo.