Temática das eleições

Temática das eleições

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 21/07/08)
As eleições municipais costumam despertar maior interesse do que as estaduais e presidenciais. Tratam de questões vividas pelo eleitor. Isto representa incentivo aos candidatos para discutirem temas objetivos, reais, do dia-a-dia da população.
No caso de Florianópolis, abordando e se posicionando claramente sobre transportes coletivos, políticas de incentivo aos transportes de massa, soluções para o caótico sistema viário do Centro, o dramático acesso rodoviário às pontes, a urgente necessidade de empreendimentos náuticos para colocar a Ilha “de frente para o mar”, a modernização da emperrada máquina da prefeitura, projetos para resolver o problema das favelas, a descentralização dos serviços e atividades artístico-culturais nos bairros e distritos, a humanização e o embelezamento da cidade, a situação dos presídios superlotados e da insegurança pública e, sobretudo, o mais importante na avaliação setorial, programas para a educação básica e a saúde da família.
Finalmente, o maior problema de Florianópolis: o crescimento desordenado, a mais completa falta de planejamento, a improvisação e o avanço incontrolável da construção civil em áreas já degradadas e com superpopulação, sem a menor infra-estrutura.
Quem é realmente a favor do defeso, onde e em que condições? E quem se posiciona pelo avanço da selva de pedra nos bairros e nas praias?