31 jul Saneamento básico terá financiamento
O governador Luiz Henrique anunciou a aprovação do financiamento de US$ 390 milhões do Japan Bank for Internacional Cooperation (JBIC) no início da tarde de ontem.
O contrato deverá ser assinado em Tóquio, até o final deste ano, e os recursos empregados em obras de saneamento básico em sete cidades: Florianópolis, Penha, Barra Velha, Porto Belo, Bombinhas, Piçarras e Barra do Sul.
Na primeira etapa, o banco japonês repassará US$ 216 milhões ao governo do Estado e o restante na segunda fase, informou o presidente da Casan, Walmor de Luca. A linha de crédito tem sete anos de carência e prazo de pagamento de 25 anos, com juros de 1,20% ao ano.
O financiamento japonês, somado aos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), todos voltados a obras de infra-estrutura, farão com que Santa Catarina ultrapasse o índice próprio de países desenvolvidos como, por exemplo, a Bélgica, Espanha e Portugal, elevando a cobertura de 8% para cerca de 80% do Estado.
As negociações com o banco de fomento japonês iniciaram-se em 2004. O financiamento é exclusivo para localidades à beira-mar, visando contribuir para a diminuição da poluição dos oceanos em nível mundial.
Desde o Tratado de Kyoto, realizado em 1999, o Japão tem se preocupado com a poluição dos mares, de onde provêm quase 80% da sua alimentação.
(DC, 31/07/2008)