Avenida Hercílio Luz terá 41 quilômetros de ciclovias

Avenida Hercílio Luz terá 41 quilômetros de ciclovias

Até o final de setembro, a Prefeitura de Florianópolis deve inaugurar a segunda etapa da revitalização da avenida Hercílio Luz, na área central. A obra abrange os trechos situados entre a avenida Mauro Ramos e Rua Hermann Blumenau e entre as Ruas Anita Garibaldi e João Pinto, somando um percurso total de 1.200 metros. Com o trajeto revitalizado, a cidade passará a contar com 41 quilômetros de ciclovias. Desse total, 23 quilômetros foram implantados nos últimos quatro anos.
Executada pela empresa Pavicom Ltda, a segunda etapa do projeto de revitalização da Avenida Hercílio Luz está orçada em R$ 677 mil. As melhorias abrangem a urbanização e o paisagismo da área, com implantação de um piso especial feito com placas de cimento pintadas na cor vermelha para orientar o trânsito dos ciclistas. Além disso, o projeto contempla ainda a colocação de bancos em madeira no lugar dos de concreto, implantação de novas mesas para jogos ao ar livre, plantio de grama e árvores no canteiro central, instalação de telefones, lixeiras e outros equipamentos.
O resgate dos espaços públicos, segundo o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Ildo Rosa, é uma das principais metas da Administração Municipal para melhorar a qualidade de vida e acessibilidade das pessoas, além de reduzir o número de veículos circulando na cidade. “Se nós não revitalizarmos os espaços, a população se afasta. Aí surgem problemas como o lixo e a violência”, argumenta Rosa.
Revitalização
A primeira etapa da revitalização da Avenida Hercílio Luz foi inaugurada em junho de 2006. No ano seguinte foi entregue à comunidade o trecho situado entre a avenida Mauro Ramos e Rua Hermann Blumenau. Agora, os operários trabalham no trajeto da avenida até a Rua João Pinto, obra que tem previsão de término para setembro. A última parte do projeto, que deve estar concluída até dezembro, contempla a ligação entre as Avenidas Hercílio Luz e Gustavo Richard, permitindo a implantação de um anel cicloviário, interligando com a Avenida Beira-mar Norte.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 16/07/08)