A arte de Ana Maria Pacheco na Capital

A arte de Ana Maria Pacheco na Capital

A partir de hoje, os catarinenses terão a chance de conferir de perto as obras de uma das artistas plásticas brasileiras mais reconhecidas fora do País. Abre em Florianópolis, na Fundação Cultural Badesc, a exposição de gravuras de Ana Maria Pacheco.
O evento é uma oportunidade rara de ver o trabalho da artista, que nasceu em 1943, em Goiás. Ana Maria mora em Londres e faz poucas exposições no Brasil. As obras dela integram coleções de importantes museus e galerias, como a National Gallery de Londres, o Museu Britânico, a Tate Gallery e o Itaú Cultural, além de outras instituições em Nova York, Ohio, Virgínia, além de Tóquio, Alemanha e Noruega.
Em 2002, o estudo dos trabalhos de Ana Maria foi incluído no currículo educacional das escolas inglesas. O prestígio da artista na Grã-Bretanha não pára por aí: ela foi a primeira mulher a assumir a direção da Norwich School of Art. No Brasil, foi condecorada com a Ordem do Rio Branco.
Na abertura da mostra também será lançado o livro “Exercício de Poder: a Arte de Ana Maria Pacheco”, editado por Jofre Silva e com prefácio de Nicolau Sevcemko. “Ana Maria Pacheco é, provavelmente, a artista plástica de maior visibilidade fora do Brasil”, revela Nicolau.
A exposição fica aberta até o dia 22 de agosto. A Fundação Cultural Badesc funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.
SERVIÇO
O QUÊ: abertura da exposição da artista plástica Ana Maria Pacheco.
QUANDO: hoje, às 19 horas.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Florianópolis.
INFORMAÇÕES: (48) 3224-8846.
(A Notícia, 08/07/08)