06 jun Um dia para celebrar a natureza
Pato! Jabuti! Macaco! Sagüi! Tartaruga! À medida em que enumeram o que mais gostaram no passeio ao Horto Florestal do Córrego Grande, em Florianópolis, as 13 crianças da turma de cinco anos da Escola Convivência, inicialmente sentadas e quietas, se excitam, arregalam os olhos, levantam-se, gesticulam mais e mais, começam a pular enquanto falam, até que uma cita: a onça!
Não há onças no local, como apressou-se a reconhecer o menino que deixou correr demais a imaginação. Mas, para muitos ali, até patos e jabutis são novidade. Mais de duas mil pessoas visitaram o horto no Dia Mundial do Meio Ambiente, ontem, avaliou a direção. A programação incluiu teatro, atrações musicais, demonstração de escalada em árvores com cordas do corpo de bombeiros, yoga, tai-chi-chuan, distribuição de sementes e mudas, oficinas de reciclagem e de aproveitamento de garrafas plásticas.
O grupo Família Casca, da Ufsc, mostrava o uso de detritos orgânicos para transformar em adubo, além do parquinho. Mas o que atraía imediatamente as crianças eram as tartarugas de fibra de vidro, construídas em tamanho natural, do projeto Tamar.
– Elas gostam muito. A maioria quer mesmo é montar nelas, e a gente explica que não pode – contou o biólogo Gustavo Stahelin, do projeto.
Encenação mostrou como insetos polinizam flores
Pouco depois, outras crianças viam o teatro da Ufsc, que encenava, com meninas vestidas de borboletas e abelhas, como os insetos polinizam as flores. No final da tarde e do passeio, Tainara, Matheus, Thais, Milena, Ísis e Samira, da Escola Municipal João Alfredo Rohr, comparavam as mudas de árvore que escolheram para plantar nos quintais de suas casas. Thais carregava um pequeno pé de gabiroba, que, espera, vá durar mais que o girassol que tinha e foi cortado.
(Fábio Bianchini, DC, 06/06/08)