Florianópolis inaugura centro de controle de zoonoses

Florianópolis inaugura centro de controle de zoonoses

O primeiro centro de controle de zoonoses de Florianópolis será inaugurado às 10h desta quinta-feira )19/06) no bairro Itacorubi. O centro entra em funcionamento após 10 anos de espera. A verba de R$ 1,1 milhão para a obra, liberada pela Fundação Nacional de Saúde, estava disponível desde 1999.
O diretor da Secretaria de Saúde da município, Valdir José Ferreira, disse que, em 2000, a prefeitura adquiriu um terreno de 13 mil metros quadrados no bairro Vargem Grande, no Norte na Ilha de Santa Catarina. A comunidade vizinha, porém, não aceitava a instalação do centro no local. O terreno foi cedido para a Secretaria de Educação, que deve utilizá-lo para instalar uma escola.
Em 2006, a prefeitura começou a negociar com a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) o terreno onde o centro foi construído. A Comcap cedeu a área, de 5,8 mil metros quadrados, permanentemente.
Com o novo centro, o número de castrações de cães realizadas pela prefeitura deverá dobrar. Hoje, 18 cachorros são esterilizados, diariamente, em uma clínica particular. Após a inauguração, serão 36 cães. Animais de grande porte, como cavalos e bois, também serão atendidos e terão espaço no centro, que será responsável, ainda, por estudos sobre doenças causadas por insetos e roedores.
Cerca de cem mil iscas de rato serão distribuídas anualmente. A qualidade da água consumida pelos moradores da cidade e a balneabilidade das praias da Capital também serão analisadas no centro.
No total, 120 funcionários da prefeitura irão trabalhar no local. Com a inauguração do centro e com as transferências do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador para a sede da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária para o bairro Coqueiros, em instalações cedidas pela Casan, o prédio onde hoje está instalada a Vigilância em Saúde, no Centro da Capital, será esvaziado até agosto.
(Clic RBS, 19/06/08)