27 jun Capital projeta sua arena
O governo do Estado, através das secretarias de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e de Turismo, Cultura e Esportes assina, hoje, autorização para a abertura de processo licitatório à construção da arena multiuso e Cidade do Samba em Florianópolis.
A cerimônia será às 10h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e contará com as presenças do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira; do secretário da SDR, Valter Gallina; do secretário Gilmar Knaesel e do prefeito Dário Berger. Na oportunidade, serão entregues os troféus Quesito Nota 10, referente ao último Carnaval, às escolas de samba.
A arena multiuso será construída no trevo de acesso a Canasvieiras, no Norte da Ilha, anexo ao Sapiens Park, onde funcionava a colônia penal, com estacionamento para cerca de mil veículos.
Terá uma quadra poliesportiva com capacidade para mais de 5 mil pessoas, podendo sediar competições oficiais de várias modalidades. Uma área de 1,5 mil metros quadrados será reservada para eventos, com um palco de 405 metros quadrados e reversível (público interno e externo).
Pelo projeto, haverá dois auditórios com capacidade para 240 pessoas cada um, além de uma área de 2.645 metros quadrados para exposições e feiras, contribuindo para o turismo de eventos. A arena envolve recursos no valor de R$ 22 milhões.
Cidade do Samba será erguida na Baía Sul
O Complexo Carnavalesco denominado Cidade do Samba será edificado no aterro da Baía Sul, no Saco dos Limões.
Estão projetados R$ 14 milhões para a obra, que terá cinco galpões, um para cada escola de samba, com aproximadamente um mil metros quadrados cada um (com salas de reunião, vestiários e almoxarifado, entre outras peças).
A Cidade do Samba terá palco para espaço cultural e camarins, praça de alimentação e sanitários. Servirá para uso comum na promoção de eventos para angariar recursos e as escolas se tornarão mais lucrativas. A área total será de 12.050 metros quadrados.
Segundo Gallina, as obras serão de extrema importância para o desenvolvimento da Capital.
(DC, 27/06/08)