SC tem 17 projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo aprovados

SC tem 17 projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo aprovados

Com 12 projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) aprovados pela ONU, Santa Catarina começa a mostrar o seu potencial no mercado dos créditos de carbono. Apesar da participação ser ainda tímida – pouco mais de 9% das 132 ações com MDL brasileiras registradas internacionalmente – o Estado dá indícios de que tem condições para abrigar uma diversidade de projetos.
Entre as ações aprovadas pela Comissão Interministerial, a maioria é direcionada para o tratamento de dejetos animais e uso da decomposição deste material para a geração de energia. Sete dos 17 projetos que constam na relação liberada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia fazem parte deste tipo de programa de desenvolvimento limpo.
Hoje, acontece em Joinville um seminário voltado para esclarecer o mercado dos créditos de carbono. Gustavo Mozzer, assessor técnico da Coordenação de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia, vai esclarecer dúvidas sobre o processo de registro de uma ação MDL, que são os projetos que buscam reduzir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, entre eles o gás carbônico.
Para Mozzer, o primeiro passo necessário às empresas que querem implementar um programa desta natureza é fazer um levantamento dos gases poluentes que são lançados no planeta durante a sua atividade produtiva.”Há no Brasil uma deficiência muito grande de saber qual é a demanda real das empresas.”
(Júlia Pitthan, A Notícia, 15/05/08)