19 maio Obras da futura avenida Beira Mar Continental são debatidas em Audiência
Foi realizada na sexta-feira (16/05) Audiência Pública no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e de Viação, Obras Públicas e Urbanismo atendendo requerimento do Vereador Jaime Tonello, com a finalidade de discutir as obras do aterro hidráulico da futura avenida Beira Mar Continental.
A Audiência foi presidida pelo vereador Jaime Tonello, Vice Presidente da Comissão de Obras Públicas e Urbanismo e contou com as presenças dos representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Obras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis – Floram, Ministério Público Estadual, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – Ipuf, Associação dos Moradores da Ponta do Leal, Associação Amigos do Estreito e moradores.
Segundo o vereador Jaime Tonello os moradores solicitaram informações e encaminhamentos sobre as obras, resposta que não há por parte dos órgãos públicos: o aterro está chegando nas casas e os moradores estão vivendo em condições insalubres com areia dentro das casas, mal cheiro, possíveis focos do mosquito da dengue, além da depreciação de imóveis e ameaça constante da destruição do patrimônio. O vereador cita que o município é o executor das obras e não está dando bons exemplos: é um afrontamento ao plano diretor municipal.
Os moradores e comerciantes estão tendo gastos pois a areia, além de entrar nos estabelecimentos, está danificando aparelhos e imóveis. Por que não foi visto tudo isso antes? inclusive as questões ambientais, diz João Luiz de Oliveira – presidente da Associação dos Moradores da Ponta do Leal.
Carlos Schwabe, Secretário Municipal e Obras, explicou a complexidade da obra com detalhes técnicos da altura do aterro hidráulico e adensamento. Imprevistos existem e assim como há desconforto temporário aos moradores do entorno haverá também o desfrute permanente.
Ainda segundo o Secretário o prazo de entrega da obra da avenida Beiramar Continental é de 36 meses. Em 2003 foi concretizado o projeto da obra, em 2004 foram realizadas as licitações e as obras começaram em 2006.
(Câmara Municipal de Florianópolis, 16/05/08)