08 maio Moradores da antiga favela do Siri serão removidos para área da Casan
Representantes da Vila do Arvoredo, comunidade localizada nos Ingleses, no Norte de Florianópolis, reúnem-se com representantes da Prefeitura Municipal e da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) nesta quinta-feira.
No encontro, serão formalizados os detalhes finais da remoção dos moradores da vila, que até 2004 era conhecida como Favela do Siri, para um novo terreno, próximo da localização atual da comunidade.
O secretário adjunto de Habitação e Saneamento, Salomão Mattos Sobrinho, explica que não será apenas um assentamento convencional. O terreno de 25 mil metros quadrados, localizado no Sítio do Capivari, também nos Ingleses, será aproveitado para outras finalidades.
— Na parte mais alta do terreno, será construído um conjunto habitacional. No restante, haverá um parque urbano, com áreas de esporte e lazer e recuperação ambiental — adiantou.
O terreno foi doado pela Casan e fica a cerca de um quilômetro de onde a empresa constrói uma estação de tratamento.
Desde 2005, quando a ocupação da área passou a ser acompanhada e monitorada pela prefeitura, houve várias tentativas de relocar os moradores, que encontram-se em condições inapropriadas, além de várias casas estarem sobre as dunas dos Ingleses, para outros distritos da Ilha.
(DC, 07/05/08)