Floripa participa de evento nacional do Programa Bandeira Azul

Floripa participa de evento nacional do Programa Bandeira Azul

O coordenador da Câmara de Meio Ambiente e Diretor Administrativo da FloripAmanhã, Otávio Ferrari vai participar do III Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, a ser realizado de 04 a 06 de junho, no município do Guarujá (SP).
Na programação do evento estão previstos os seguintes temas:
– Apresentação do andamento do Programa pelas 10 praias-piloto Atendimento aos critérios pelas praias-piloto;
– Qualidade de água em uma praia Bandeira Azul;
– Educação ambiental em uma praia Bandeira Azul
– Segurança em uma praia Bandeira Azul
– Apresentação de novas praias candidatas à fase piloto do Programa
– Papel do Juri Nacional
– Visita técnica
Assim como os Workshops anteriores, o evento é deliberativo, somente para convidados e com número limitado de participantes.
Bandeira Azul é um selo internacional de certificação ambiental, concorrido por três praias de Florianópolis: Santinho, Jurerê e Mole. A ONG FloripAmanhã é responsável pelo acompanhamento das atividades relativas ao Bandeira Azul na praia do Santinho.
O projeto, que recebe a coordenação nacional do Instituto Ambiental de Ratones, (IAR) tem como principal parceiro a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, responsável pela formação de uma rede de ONGs para facilitar o processo de implantação do programa em todo país. O Bandeira Azul obedece a 29 critérios estabelecidos para certificação, que implicam em praias mais limpas, seguras e com serviços de informação de qualidade.
O Programa Bandeira Azul nasceu na França em 1985, onde os primeiros municípios costeiros franceses foram contemplados com o selo Bandeira Azul, que tinha como pré-requisitos os critérios de tratamento de esgoto e balneabilidade das águas. No Brasil, 10 praias foram selecionadas para concorrer ao selo, sendo três delas em Florianópolis. Praias mais limpas e melhoria nos ambientes costeiros são alguns dos compromissos do Bandeira Azul.