19 maio Comcap e Floram concluem limpeza no Rio Sertão em Florianópolis
A Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) terminou na última sexta-feira (16/05), a limpeza no rio Sertão, na Bacia do Itacorubi. Foram retiradas mais de oito toneladas de lixo pesado.
A operação só pôde ser realizada graças a uma autorização especial da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), já que a área está sob intervenção do Ministério Público Federal. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Dário Berger.
De acordo com o superintendente da Floram, José Carlos Rauen, a primeira etapa da operação consistiu na limpeza da vegetação rasteira situada às margens do rio, até o limite autorizado pela Fatma. Com o caminho livre, as máquinas trabalharam numa segunda etapa retirando a massa vegetal, os resíduos e o lixo pesado, liberando a circulação das águas e evitando o alagamento de casas na região por conta do transbordamento do rio. Todo o material coletado foi levado para um aterro sanitário.
Rauen explicou que desde 1995 não era realizada uma grande operação de limpeza nas margens do Rio Sertão. Durante a enxurrada ocorrida no início deste ano, a bacia do Itacorubi transbordou alagando casas na região do Santa Mônica e Parque São Jorge. Na ocasião, a prefeitura não pôde fazer a limpeza no rio porque o Ministério Público Federal exigiu um estudo de impacto ambiental. Segundo Rauen, o EIA já foi contratado, mas só ficará pronto dentro de um ano. A solução alternativa foi recorrer à Fatma para obter uma licença provisória para esse período.
(Jornal Metropolitano, 19/05/08)