15 maio Aeroporto Hercílio Luz trava turismo de SC
O fracasso na licitação de uma etapa das obras para ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, frustou empresários do setor de turismo do Estado. Em reunião, ontem, os integrantes do trade analisaram a situação.
– Como o aeroporto está no limite, esse atraso irá comprometer o crescimento do turismo de lazer, negócios e eventos – afirmou Wilson de Macedo, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em SC.
Licitação encerrada dia 28 de abril deveria selecionar uma empresa para realização de projetos. No início, 17 empresas se inscreveram, porém, nenhuma apresentou proposta. Para os empresários, o desinteresse foi causado pelos preços baixos. De acordo com Macedo, estaria ocorrendo boicote por parte da Infraero para dar prioridade a obras de outros estados.
Infraero alega que não sabe motivo do fracasso
A agência alega que ainda não sabe o motivo do fracasso da licitação. De acordo a assessoria do aeroporto Hercílio Luz, será aberta consulta pública para apurar as razões para a desistência. A agência diz que não pode determinar quanto tempo levará até abrir um novo edital. O prazo para o término da ampliação continua sendo 2010. A apreensão dos empresários deve-se ao aeroporto ter ultrapassado sua capacidade de operação. Em 2007, recebeu o dobro de passageiros do que deveria. O número chegou a 1,9 milhão, enquanto a movimentação recomendada seria de 980 mil passageiros.
Mesmo com a ampliação, o aeroporto poderá não ter capacidade para absorver a expansão do turismo. Conforme cálculo dos empresários, quando ficar pronto, a capacidade do novo terminal já terá sido alcançada. A estimativa dos empresários prevê que se repitam nos próximos anos o crescimento de 16% no número de passageiros, registrado em 2006 e 2007. Com esse crescimento, a movimentação anual chegaria, em 2010, próximo dos 3 milhões de passageiros, ultrapassando a capacidade de 2,7 milhões, prevista na ampliação.
Os empresários estimam também que, se não fossem as limitações da pista do aeroporto, o desembarque de turistas poderia ser 20% maior. Mesmo assim, o aeroporto Hercílio Luz possui posição de destaque no tráfego aéreo do país. É o terceiro em número de vôos internacionais regulares e o primeiro em vôos charter.
(João Grando, DC, 15/05/08)