25 abr Vale a pena usar sacolas plásticas?
Artigo de Juliana Cunha Caceres — bacharel em Naturologia Aplicada
(Jornal Agora, 25/04/08)
Venho por meio desta comentar algo que incomoda a maioria das pessoas preocupadas com o meio ambiente: as sacolas plásticas. Sacolas que utilizamos diariamente, sendo essas de variados tamanhos, modelos e logomarcas. Elas servem para empacotar absolutamente TUDO que compramos. Resultado: acumulamos centenas delas em pouco tempo.
Muitas vezes nem nos damos conta. Por exemplo: vamos à padaria, sendo que o pão já é colocado na sacolinha, mas, depois de pago o pão é colocado em outra sacola, pelo simples fato de carregarmos algo pela “alcinha”. Tem necessidade? Analisando por outro lado, vejo que a sacola pode até ser uma maneira de sermos bem atendidos. Quando digo para a funcionária da padaria em frente à minha casa “não precisa… moro aqui na frente.” Ela diz: “Capaz, não custa nada…” Fico envergonhada de gerar polêmica e aceito a atenção da moça.
Muitas vezes fazemos questão que coloquem nossas compras em DUAS sacolinhas, “pra não arrebentar”. Sim, eu também já fiquei furiosa com minhas compras caídas no meio do caminho, pensando que seria melhor trazer a sacola “retrô” do meu avô. Tem vezes que chegamos a colocar sacola dentro de sacola. E quem nunca comprou um objeto pequeno para uma sacola volumosa?
Há quem diga: “mas é bom pra colocar lixo”. Concordo. Não tenho nada contra elas, se forem utilizadas para algum fim, mas as vejo circulando pelo vento, como se estivessem nos mostrando o quanto elas são banais.
Sou da opinião de carregar compras nas antigas sacolas de feira, ou, como no meu caso: na mochila. Porém, existe um supermercado da cidade que exige mais uma vez o uso do plástico para colocar outras sacolas plásticas (prefiro aquela sessão de deixar o pacote na entrada do supermercado).
Para mim, a sacola plástica é uma praga. A maioria delas vai para o meio ambiente em escalas absurdas. Elas são responsáveis pelo entupimento das bocas de lobo, que conseqüentemente podem causar enchentes e, quando chegam ao oceano, podem causar mortes de baleias e tartarugas. Será que essa obsessão por materiais descartáveis vale a pena?