Site inédito mostra pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida

Site inédito mostra pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida

A empresa Tetra Pak criou o primeiro buscador específico de pontos de coleta seletiva e reciclagem das embalagens longa vida: caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos. Denominado Rota da Reciclagem Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem.com.br), conta com a tecnologia do Google Maps para apontar a localização e o contato de cooperativas, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e comércios ligados à cadeia de reciclagem das embalagens desses produtos em todo o território nacional.
O funcionamento é simples: basta digitar um endereço de referência e o buscador encontra os locais mais próximos onde é possível entregar as embalagens da Tetra Pak para serem recicladas. “A Tetra Pak possui grande conhecimento na área de coleta seletiva e reciclagem, funcionando como catalisadora neste processo, criando mercado para os recicláveis e tecnologias de reciclagem”, diz Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak.
“Mapeamos a cadeia de reciclagem no Brasil e a partir de agora, vamos dividir este conhecimento com todos os interessados no assunto. Essa é uma forma de disseminar o conceito da coleta seletiva e aumentar o volume de material pós-consumo reciclado”, completa.
Passo a passo
Ao digitar o endereço do buscador o internauta vai encontrar uma página explicativa de como utilizar a ferramenta. Abaixo, seguem as orientações básicas:
1. No site (www.rotadareciclagem.com.br) digitar o endereço pretendido no campo em branco
2. Escolher a opção entre cooperativas, comércios e pontos de entrega voluntária;
3. Clicar em Pesquisar no Mapa
4. O mapa mostrará sua localização e as opções mais
próximas;
5. Clicar com o mouse sobre o ícone das opções para ter mais
informações. Usar os botões + e – para alterar o zoom e as setas, ou o
próprio mouse, para se movimentar.
As embalagens da Tetra Pak são 100% recicláveis, informa a indústria. Podem ser transformadas em caixas de papelão, telhas e placas para construção civil, canetas, vassouras, etc. Atualmente, mais de 30 empresas brasileiras reciclam as embalagens Tetra Pak, que é a líder mundial nesse setor.
(Eco Agência, 02/04/08)