03 abr Praias desertas atraem turistas em Florianópolis
O Sul de Florianópolis oferece aos turistas um roteiro fora do tradicional, com praias isoladas que agradam a quem gosta de lugares rústicos. Nessas comunidades isoladas de Santa Catarina, além das belezas naturais, chama a atenção a falta dos confortos da vida moderna.
A Praia da Solidão é considerada uma das mais retiradas e escondidas da ilha de Santa Catarina, e por isso recebeu esse nome. Em seus 850 metros de areia, é difícil encontrar alguém.
Encostas cobertas pela Mata Atlântica formam um paredão. Areia e mar fazem do lugar um refúgio para quem procura sossego. “Não tem aquela multidão, você pode olhar o mar”, aprova a turista Andréia Zacot.
Nas encostas, uma trilha que tem uma vista privilegiada dá acesso à Praia do Saquinho. A caminhada dura cerca de 40 minutos, e tem o caminho todo pavimentado. Em uma parada na primeira vista panorâmica, é possível ver a Praia da Solidão e o Pântano do Sul.
Com um pouco mais de caminhada, chega-se ao mirante. “É chamado ‘mirante dos Golfinhos’, porque às vezes a gente encontra alguns. Em setembro e outubro, passa a ser chamado ‘mirante das baleias’, porque geralmente é possível encontrar baleias passando por aqui”, explica o guia turístico Sérgio Machado.
A Praia do Saquinho, destino final da trilha, tem esse nome por causa de seu formato. A orla tem uma faixa de areia pequena e muitas pedras.
A curiosidade da região fica por conta de cerca de 20 famílias que vivem isoladas, sem energia elétrica. Uma espécie de lampião a gás ilumina o ambiente como nos séculos passados. Mas no chuveiro não falta água quente, graças a um sistema de aquecimento a gás.
Veja a matéria do Jornal Hoje
(G1, 03/04/08)