01 abr Portugal reconhece práticas de sustentabilidade e educação ambiental
Trata-se de um programa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que premeia práticas concelhias de sustentabilidade e educação ambiental. Iniciado em 2006, o ECOXXI pretende sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas suas políticas, contribuindo para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.
Entre os 23 critérios a considerar na avaliação dos concelhos candidatos estiveram, por exemplo, a promoção de actividades de educação ambiental nas escolas, a informação disponibilizada aos munícipes, a aplicação da campanha bandeira azul, a qualidade da água, a gestão das florestas, a eficiência energética, a valorização de resíduos sólidos e, pela primeira vez, o ordenamento do território e ambiente urbano.
No último ano, candidataram-se ao programa 37 concelhos, 23 dos quais alcançaram pelo menos os objectivos mínimos e obtiveram uma pontuação superior a 50 por cento.
Entre estes, 11 tiveram uma avaliação entre os 55 e 60 por cento e três – Manteigas, Pombal e Cascais – superaram todos os objectivos definidos, com uma pontuação superior a 60 por cento.
Ontem (31/03) à tarde, durante a sessão de entrega das bandeiras verdes, no Centro Cultural de Cascais, Maria Rita Herédia, da Câmara de Cascais, explicou que um dos projetos que permitiu ao município receber o galardão foi a ampla discussão da Agenda 21 Local, um plano de ação global para implementação local, baseado no trabalho em rede e na participação pública.
Por seu turno, a Câmara de Pombal disponibilizou quatro por cento do seu orçamento para ações de conservação da natureza e da biodiversidade e preocupou-se com o controlo de espécies animais e vegetais invasoras, bem como com a limpeza de rios e dunas.
Segundo Paula Silva, da autarquia, a construção de 29 pontos de água, a criação de percursos pedonais ao longo de 180 quilómetros de floresta, a distribuição de caixas-ninho e a plantação de espécies autóctones foram outras medidas que levaram o município a pontuar perante o júri do ECOXXI.
Em Manteigas, o município mais pontuado, o poder local concentrou-se, entre outros projectos, na renovação e na reabilitação urbana, apostando num jardim exemplarmente cuidado à entrada da vila e na requalificação dos viveiros de trutas.
(As Beiras Online, 01/04/08)