28 abr Músicos deram a resposta no Femic
Artigo de Gilmar Knaesel — secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (DC, 26/04/08)
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura provocou os músicos catarinenses. E a resposta não poderia ter sido melhor. Nossos autores, instrumentistas e intérpretes responderam com talento e criatividade.
O retorno veio em forma de rock, MPB, música regional, samba e funk. Ao todo, 2.7 mil músicas foram inscritas no 2º Festival da Música e da Integração Catarinense (Femic), que chegou ao fim ontem. Apenas o número de inscrições já seria comprovação suficiente do sucesso do evento, consolidado também pelo desejo dos nossos artistas em ter um festival democrático e que realmente integra Santa Catarina de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Mas, igualmente, podemos comemorar os resultados se levarmos em consideração a qualidade das músicas apresentadas.
O Femic é um festival de composições inéditas que revela talentos em todas as regiões catarinenses e, já na sua primeira edição, em 2007, tornou-se uma vitrine concorrida para os artistas que buscam um espaço maior na cena estadual. O festival desempenha um papel determinante na divulgação da diversidade musical do Estado, dando oportunidades aos músicos e bandas e apresentando sons e linguagens que inovam e formam a produção catarinense. Cabe ao Estado induzir esse processo, como acontece por meio do Funcultural – fundo de incentivo à cultura – e de importantes parceiros. O envolvimento do setor também foi fundamental para o sucesso do Femic.