Anita Pires será a nova presidente da Fundação Catarinense de Cultura

Anita Pires será a nova presidente da Fundação Catarinense de Cultura

Será realizada na terça-feira (15/04), às 15 horas, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a cerimônia de posse de Anita Pires como presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Anita foi convidada pelo governador Luiz Henrique assumir a vaga, ocupada anteriormente por Elisabete Anderle. Na última quarta-feira (09/04), ela foi oficialmente apresentada aos funcionários comissionados da FCC. A apresentação foi feita pessoalmente pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que citou Anita como uma vencedora tanto na área pública quanto na privada. “É uma mulher lutadora, determinada, que saberá dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na Fundação”, diz.
Presidente da ONG FloripAmanhã desde 2006, a empresária Anita Pires é educadora e assistente social, com especialização em Políticas Sociais na França. Entre 1985 e 1988, assumiu a Secretaria de Educação de Florianópolis, e, em 1986, foi eleita suplente de deputado federal. De 1988 a 1989, foi secretária-adjunta de Planejamento do Estado de Santa Catarina, e coordenou o Projeto de Desenvolvimento Sócio Econômico de Santa Catarina. De 1990 a 1993, iniciou suas relações com a Itália em missões culturais e empresariais. Em 1994, fundou e coordenou o Fórum Permanente de Planejamento Turístico de Florianópolis. Pouco depois, em 1996, fundou e coordenou o Fórum Catarinense de Desenvolvimento Regional.
Em 1997, fundou a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Região Metropolitana de Florianópolis, e de 1997 a 1998 coordenou os projetos do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Área da Bacia do Uruguai, juntamente com o Ministério do Planejamento, governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, prefeituras e universidades; e o Plano de Desenvolvimento da Bacia do Iguaçu, através dos governos de Santa Catarina e Paraná, Ministério do Planejamento e prefeituras.
De 2002 a 2006, foi secretária-adjunta da Secretaria de Estado do Planejamento, e diretora nacional do Projeto Meu Lugar, uma parceira do Governo do Estado e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em 2004, foi eleita presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/SC), e, em 2006, da ONG FloripAmanhã. Em 2007, coordenou o Grupo de Trabalho do trade turístico de Santa Catarina, e foi eleita diretora de capacitação, pesquisa e serviços da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Nacional).
Fundação Catarinense de Cultura
(Governo do Estado de SC, 11/04/08)