14 mar Prêmio estimula ação pró-meio ambiente
Organizações comunitárias, grupos indígenas, institutos de responsabilidade social de empresas e organizações não-governamentais que atuem na região entre os trópicos podem se inscrever no Prêmio Equatorial 2008, que destaca projetos comunitários que combinem geração de renda e preservação ambiental. O concurso vai selecionar 25 ações que receberão, cada uma, US$ 5 mil. Dessas iniciativas, cinco receberão um destaque especial e irão ganhar mais US$ 15 mil.
As inscrições para o concurso vão até 31 de maio e o resultado será divulgado em outubro, durante o Congresso da União Mundial para a Natureza, que acontecerá em Barcelona, na Espanha. A premiação tem objetivo de incentivar práticas comunitárias que reduzam a pobreza por meio da conservação e uso sustentável da biodiversidade, como projetos de ecoturismo, medicina natural e agricultura orgânica.
A iniciativa, liderada pelo PNUD, acontece a cada dois anos e está na quarta edição. Todos os ganhadores terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante o congresso em outubro. As iniciativas devem ser implantadas na região entre os trópicos — na prática, nos países em desenvolvimento. Mais informações sobre como se inscrever estão na página do prêmio na internet.
Na edição anterior foram premiadas ações como uma empresa de mulheres da Guatemala que processa nozes, uma fundação para preservar biodiversidade e garantir segurança alimentar na Índia e uma associação no Quênia que combina ecoturismo e gestão sustentável dos recursos da terra.
Em 2004 a organização não-governamental brasileira Sociedade Civil Minuraúa foi premiada no concurso, que então destacava sete projetos. A iniciativa é responsável pela gestão de duas reservas de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
(Sarah Fernandes, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 13/03/08)