Florianópolis será sede do Cidades Costeiras Sustentáveis – Região Sul

Florianópolis será sede do Cidades Costeiras Sustentáveis – Região Sul

Promover o desenvolvimento sustentável nos ambientes costeiros e marinhos é um dos objetivos do evento. Será realizado de 18 a 20 de março, em Florianópolis, no auditório da Fiesc, e irá debater questões como falta de saneamento básico, turismo sustentável, pesca e maricultura.
O encontro ainda pretende levantar subsídios para a reformulação do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, do Ministério do Meio Ambiente. Entre os assuntos a serem abordados pelas palestras do evento estão a criação da Reserva da Biosfera Urbana na Ilha de Florianópolis, construções responsáveis e o Programa Bandeira Azul, que vai certificar dez praias brasileiras com um selo internacional de qualidade socioambiental, entre elas a Praia Mole, Jurerê e Santinho. O Plano Diretor Participativo da capital também será discutido por representantes do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).
A iniciativa da Agência Costeira, em parceria com o Instituto Ambiental Ratones e uma série de ONGs e universidades, conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, do IPUF, do Sinduscon e com a participação da Prefeitura de Municipal de Florianópolis.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.iarbrasil.org.br, até o dia 15 de março.
(Jornal Metropolitano, 10/03 /08)